COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna tem o papel de mediar os interesses existentes entre a empresa e seus
colaboradores internos (clientes internos); em busca da diminuição dos
conflitos entre as partes e com o intuito de criar objetivos e metas comuns
para o equilíbrio dessa relação. Ela é peça chave para o sucesso de qualquer
empreendimento.
A motivação no
trabalho depende, em grande parte, da imagem da empresa que é transmitida ao
longo das experiências vividas no ambiente profissional ou interno.
Quando os
profissionais são respeitados e reconhecidos; os mesmos interiorizam uma imagem
positiva da instituição e preocupam-se com o desempenho e com o sucesso da
mesma.
Se faltar diálogo em
âmbito interno, o fato se refletirá em âmbito externo. Não há premiação ou
publicidade que se solidifique perante a insatisfação daqueles que negam a
organização pela qual estão se dedicando. (MARCHIORI, 2008, p.10).
Quando a imagem da empresa é negativa em
função de experiências desagradáveis e pouco compensadoras, deixam de existir a
confiança e o entusiasmo dos clientes internos.
A dimensão humana, embora sendo a mais importante, pode ser considerada
a mais esquecida nas práticas cotidianas de uma organização.
Portanto, a comunicação interna requer uma atenção
especial através de mais investimentos e estudos na área de comunicação para
que venham agregar mais conhecimento; passando-se pela conscientização da
instituição sobre a importância estratégica da comunicação interna e seus
efeitos sobre a organização. Inclusive
influenciando diretamente na aceitação do plano estratégico dentro da mesma.
Abraços!
Luiz Fernandes Cumaru
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